Em uma rede social podemos avaliar várias peculiaridades de um usuário, ou até mesmo uma empresa. Como exemplo podemos citar a rede social de um concorrente.
Nossos dados estão disponíveis para qualquer um acessá-los, e isso nada mais é que um verdadeiro “BBB online”; porém, por um outro lado, a hiperexposição gera oportunidades de marketing para que as empresas peguem essas oportunidades e criem ações. Hoje em dia, de certa forma, os clientes é que mandam nas empresas. O comportamento que temos na rede social é um reflexo do comportamento que adotamos na vida Real.
Monitoramento – o que é na prática
Monitoramento é a análise de sua empresa ou site, concorrentes, a web – em todos os sentidos, sendo as linhas de frente como: redes sociais, hotsite, contas no Instagram etc., levando-se em consideração o total do que a web pode mostrar como palavras-chaves relevantes para sua empresa ou site.
Devemos analisar também as palavras negativas, que não diz respeito algum ao que realmente quer saber sobre a sua pesquisa. Nada mais é do que o mapeamento por meio das palavras-chaves. A varredura é no momento(now), tendo em vista que poucas plataformas voltam ao tempo real de menções. Com o monitoramento consigo verificar share of voice, o que seria o monitoramento do concorrente em relação ao seu produto ou serviço, pois tudo que comparamos devemos comparar “ao que”.
Analisar o produto em todos os termos que trarão ROI (nível de posição da minha marca perante o mercado alvo) é monitorar o grau de satisfação. Isso vai ser válido para análise SWOT, ou seja, monitorar a sua empresa em relação à outra empresa.
Nesse monitoramento temos como verificar oportunidades perante o seu concorrente, fazer estratégias que eles não estejam fazendo inicialmente.
O que é Seeding no Marketing Digital
Seeding – é identificar uma lista de pessoas e abordá-las (exemplo: fulano, você falou mal da TIM, e a TIM vem chamá-lo para conversar). Temos que analisar influenciadores relevantes e através do monitoramento podemos ver quais influenciadores temos e em quais canais meu público está inserido. Nos dias atuais as agências têm um plano completo com site, redes sociais etc. Seria algo engessado? Agora fica a pergunta!
Como a agência ou o responsável pelo Marketing Digital pode ter a certeza de que o público daquela empresa pode estar naquela rede social? A agência não fez nenhuma pesquisa; antes disso, elas adotam essa prática porque deu certo em um case e pensam que poderá dar certo em outro. De nada adianta ter um canal no twitter, por exemplo, se o seu público não está de fato lá.
ETAPAS DO DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
O diagnóstico estratégico de Marketing Digital consiste na análise das motivações e intenções da liderança de uma organização, das capacidades e oportunidades estratégicas para a organização decorrentes do contexto competitivo global do meio envolvente.
Da síntese integrada dessas oportunidades com as motivações e as capacidades da empresa, a QSP (Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade) está em condições de apresentar as potencialidades estratégicas da organização.
No âmbito das capacidades estratégicas da organização, a análise é feita numa perspectiva de vantagem competitiva e vai contemplar, não só fatores internos da empresa, mas também relações de parceria estáveis. Utilizamos os mais recentes métodos internacionais de avaliação para desenhar o Painel Balanceado das Capacidades Estratégicas.
Vantagens:
Identificação do Potencial Estratégico da Organização
“Retrato” descomprometido da empresa
Orientação para a concepção de Alternativas Estratégicas
1º Estudo do cenário
Análise de mercado, análise da concorrência, análise da empresa – agora já sei onde estou. Para tudo aquilo que for feito na internet, deve-se fazer o monitoramento, ou seja, lançamento de um novo produto, lançamento de uma nova empresa etc. É nessa etapa do estudo que analisarei a minha imagem (empresa) através do meu público alvo. Observo o que os meus concorrentes estão fazendo de ação de marketing digital, e também vejo os influenciadores relevantes para cada segmento no qual estou inserido.
2º Definir a que lugar quer chegar
Aonde você quer chegar com a empresa ou produto. O objetivo principal é a definição de metas.
3º Definição das táticas
Esse é o meio pelo qual eu consigo chegar ao meu objetivo. Quais táticas pertinentes eu devo usar para alcançar meu objetivo: definição de estratégia, definição de Mix de marketing, os planos e ações.
4º Mensurar
Essa é a parte mais importante, juntamente com o 1º método, pois é nessa etapa que vai ser analisado o desvio de rota, aonde você quer chegar e se adequar para que isso se torne real e coeso. Essa mensuração deve ser periódica, principalmente quando for feito algum tipo de ajuste na ação.
Processo de planejamento estratégico para monitoramento da marca
Principais Etapas
. Diagnóstico Estratégico
. Monitoramento online
. Levantamento de influenciadores
. Acompanhamento e mensuração
1 – Diagnóstico Estratégico
Qual a imagem da nossa marca no mundo digital? Quais os interesses do público-alvo? O que os concorrentes estão fazendo? Quais os melhores canais para sua empresa estar?
Quem são os principais influenciadores de sua marca?
2 – Monitoramento online
Sempre entregar informações do público-alvo: sexo, idade, estado civil, escolaridade e profissão. Presença social seria uma análise pela Netnografia que voce pode se aprofundar em Pesquisa de Marketing digital, onde levantamos nossa persona (características peculiares de nosso público)
3 – Levantamento de influenciadores
São pessoas do mundo real que normalmente são doutores do conhecimento, políticos, artistas, ou até esportistas. Muitos usuários possuem sites, blogs etc., de onde seus influenciadores são diretamente seguidos.
Diferente dos advogados de marcas, que não são categorizados como influenciadores e sim fãs da marca.
Os influenciadores não são, em todas as vezes, benéficos para sua empresa. Podem ser detratores, ou seja, falar mal do seu produto ou marca.
Trata-se de formadores de opinião para o mercado-alvo e que estão alinhados, podendo contribuir para atingir os objetivos de Marketing de uma marca.
4 – Acompanhamento e mensuração
Essa é a última etapa do planejamento estratégico. É aqui que se observa o desvio de rota, falhas e adequações necessárias para que seja um Looping de sucesso.
A raiz do problema de performance da maioria das ações de Marketing Digital não está na falta de criatividade das peças do problema, mas está no objetivo de Marketing que deve estar alinhado com o objetivo da empresa para garantir uma boa ação.
Metodologia SMART para suas ações
SMART (Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Realista, relacionados a um tempo e prazo).
Devemos também definir metas de sucesso ou fracasso, citando como exemplo a taxa de rejeição. As metas devem ser realistas e devem ser alcançáveis perante a empresa. Não adianta dar um passo maior que a perna.
Específicos
Devemos saber o que queremos, ser cada vez mais específicos. Devemos ser objetivos em saber aquilo que a empresa realmente quer.
Mensuráveis
Devem ser dados que possam ser analisados e mensurados. Devemos estipular um número e mensurar para ver se vamos conseguir chegar no final do prazo. Você não pode mensurar o que não se pode medir.
Atingível
Definição de métricas é um sistema de mensuração de indicadores-chave que ajudam a medir a performance do mesmo, podendo ser comentários, curtir e influência.Por isso que os produtos de prateleira das agências não funcionam.
Devemos levar pessoas para o site com qualidade, e não simplesmente levá-las!
No analitic devemos analisar a taxa de rejeição.
Realista
Deve ter sempre o pé no chão, estipular uma meta alcançável com embasamentos numéricos, feitos com ações passadas. Caso não tenha experiência passada, faça um pequeno teste interno.
Relacionado a um tempo e prazo
Essas metas preestabelecidas deverão ter um tempo para serem finalizadas. O prazo final é estipulado após uma pesquisa já realizada.
Por exemplo: Tenho que chegar a 100 likes em uma página no prazo de 1 mês. É bem diferente quando determino o prazo para 1 ano, pois as táticas serão diferentes.
Imersão
Momento em que devemos fazer um Briefing completo do ambiente interno e externo de um determinado segmento, apontando pontos fortes e fracos de um determinado site. Fundamental fazer um Stalker de palavras-chaves positivas para conversão ou palavras-chaves negativas.
Pesquisa
Colocar essas palavras-chaves em redes sociais, web e em ferramenta de análise de palavra-chave. Analisar alguma palavra-chave que não tenha nada a ver com minha empresa. Seria a configuração do software de monitoramento, citando como exemplo – radion ou scup.
Amostragem randômica
De acordo com o número de universo total e de todas as redes sociais, devemos pegar as que mais têm porcentagem de nossos públicos e colocar um peso maior em sua mensuração; ou seja, se no facebook temos um número maior que no twitter, consequentemente devemos calcular mais pessoas do facebook, preferencial um estatístico.
Compilação de dados
Cruzamento de dados, criação de análise e gráficos para elaboração de um relatório.
Organização do relatório
Após a compilação de dados, a equipe irá produzir um relatório de dados quantitativos e qualitativos, onde irá apontar possíveis crises, gerenciamento de riscos, identificação de oportunidade, além do levantamento de influenciadores.
O que é um Alerta de risco no monitoramento de marca?
É quando a agência de monitoramento está sempre ligada em seu cliente, ou seja, saber em tempo real se o público está falando sobre sua marca. Podemos exemplificar o caso do Metrô Rio, onde o alerta bipou com vários alertas. Ao serem efetuadas ligações para o Metrô Rio, nem os funcionários sabiam o que estava acontecendo. O real motivo foi um assalto dentro do túnel do metrô, ocasião em que todos começaram a postar “assalto metrô rio” etc. Nisso, a agência já fez todo um levantamento para ser entregue, no caso aos responsáveis pelo Metrô Rio, para saber se sobressai perante a imprensa e afins.
Com essas informações você poderá começar a fazer suas mensurações iniciais e apontamentos de sua marca. Gostou? Deixe um comentário ou conte sua experiência com casos semelhantes.